terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alguns dados sobre a informática :D




Booom Dia!






A postagem de hoje falará um pouco sobre uma linguagem um pouco técninca da informatica - siglas que designam a capacidade de integração de uma máquina. Dependendo da quantidade de transistores necessários para um chip, o circuito pode ser classificado de várias formas. Segue algumas informações sobre LSI, VLSI e ULSI.


LSI Large Scale Integration - Integracao em Larga Escala, é um termo técnico em inglês da área de microeletrônica. Refere-se a uma das técnicas existentes de fabricação de circuitos integrados Freqüentemente referidos por meio da sigla LSI, estes circuitos têm grande escala de integração, geralmente contendo mais de 10.000 transistores em um encapsulamento.
Ficou incluido na 3ºgeração dos computadores, e, foi substituido pelo VLSI.

VLSI é a sigla em idioma inglês de Very Large Scale Integration, integração em escala muito grande.
A integração em escala muito grande de sistemas de circuitos baseados em transistores em circuito integrado começou nos anos 1980, como parte das tecnologias de semiconductores e comunicação que se estavam a desenvolver.
O primeiros chips semiconductores continham só um transistor cada um. À medida que a tecnologia de fabricação foi avançando, agregaram-se mais e mais transistores, e em consequência mais e mais funções foram integradas em um mesmo chip. O microprocesador é um dispositivo VLSI.
A primeira geração de computadores dependia de válvulas. Depois vieram os semiconductores discretos, seguidos de circuitos integrados. Os primeiros CIs continham um pequeno número de dispositivos, como diodos, transistoré, resistências e capacitores, fazendo possível a fabricação de comportas lógicas em um sozinho chip.


ULSI .- Acrónimo inglês (Ultra Large Scale Integration) ultra grande: igual ou superior a 100.000. Tecnologia de circuitos integrados que utiliza entre 100.000 e 1.000.000 de transistores por circuito integrado, equivalentes a 10.000 ou a 100.000 portas lógicas. Actualmente utiliza-se para fabricar microprocesadores complexos



Referências de pesquisa:





Nenhum comentário:

Postar um comentário